PROCURADOS

  • Procurado
  • Procurado
  • Procurado
  • Procurado
  • Procurado
  • Procurado
  • twitter
  • Facebook
  • rss
Previsão do Tempo
www.simepar.br

Historico

O combate às drogas sempre foi uma das maiores preocupações da Polícia Civil.

Ante a premente necessidade de combater o narcotráfico, o Departamento da Policia Civil instituiu a Delegacia Antitóxicos - DATOX. Juntamente com a referida delegacia, para a prevenção e educação sobre drogas, através da RESOLUÇÃO n.º 226 de 17 de março de 1994, D.º n.º 4.230 de 28.03.94, criou o Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação - CAPE, ambos subordinados à Divisão de Investigações Criminais - DIC.

Em 1997, através do Decreto nº 3.211, de 10 de junho de 1997, do Governador Jaime Lerner, fora criado o Grupo Especial de Trabalho - Força Especial de Repressão Antitóxicos - FERA, subordinado diretamente ao Delegado Geral do Departamento da Policia Civil do Estado do Paraná.

Com o aumento da criminalidade, e consequentemente da demanda de investigação para repressão ao Narcotráfico, o Governo do Estado do Paraná, no âmbito de suas atribuições, através do Decreto n° 2.428, de 9 de agosto de 2000, criou a Divisão de Narcóticos - DINARC, a qual foi inserida na estrutura da Polícia Civil, no nível de execução. Com a criação da Dinarc, a Delegacia Antitóxicos, o CAPE e o FERA, deixaram de ser subordinados da Divisão de Investigações Criminais - DIC e do Delegado Geral, respectivamente, para serem todos subordinados à mesma divisão, ora instituída.

Em 2006, a legislação sobre drogas passou por uma alteração significativa. Motivo pelo qual em 2008, a Divisão de Narcóticos - DINARC passou a ser chamada de Divisão Estadual de Narcóticos - DENARC.

O CAPE e o FERA continuam seus trabalhos, subordinados à DENARC.

A Delegacia Antitóxicos, deixou de ser assim chamada, pois a nova lei de drogas, aboliu quaisquer nomenclaturas diferente do que atualmente chama-se Drogas. A nomenclatura Delegacia Antitóxicos deu lugar à Divisão Estadual de Narcóticos - DENARC, e ainda, aos Núcleos de Repressão ao Trafico Ilícito de Drogas - NRTID. Os NRTID's subordinados à Denarc estão distribuídos em oito cidades distintas, quais sejam: Capital, Região Metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Recomendar esta página via e-mail: